Quais tipos de Pessoas Com Deficiência mais adaptáveis para as empresas?
Talvez em algum momento você já tenha se questionado quais tipos de PcDs (Pessoas Com Deficiência) são adaptáveis para as empresas (tanto em termos de convívio com os funcionários quanto para exercerem os cargos e funções propriamente ditas). Caso não, parabéns! Chegou este dia.
Na verdade, não deveria haver essa distinção de PcDs para as empresas, porém existem casos e casos. Existem PcDs que tem deficiência múltipla e são mais difíceis para se encaixar no mercado de trabalho, principalmente na área de indústria. Mas não são todas as pessoas que têm esse tipo de deficiência ou dificuldade. O que se precisa fazer mesmo é testar todo e qualquer tipo de PcD para descobrir se ela se sairá bem ou não.
Muitas pessoas perguntam por que há esse questionamento de: “quais PcDs mais adaptáveis para as empresas”. O que se pode falar quanto a isso é que talvez, por exemplo, uma pessoa que tenha Deficiência Múltipla não consiga se adaptar a locais onde praticamente não exista acessibilidade.
Aproveitando a deixa, você sabia que o símbolo utilizado para caracterizar uma deficiência física é o de desenho da pessoa numa cadeira de rodas? Importante você notar que nem todas PcDs são cadeirantes. Portanto, pessoa com deficiência física não é somente cadeirante. Existem vários tipos de nomenclaturas para cada tipo de deficiência física.
Existem pessoas que tem uma perna mais curta do que a outra e mancam, mas isso não as impede de se locomover, andar, sair, dançar, nadar e até mesmo de dirigir.
Listo abaixo os 4 principais grupos de deficiência e seus subgrupos para um melhor entendimento. São elas:
Deficiência Física
A deficiência física é classificada de acordo com limitações completa ou parcial de um ou mais segmentos de nosso corpo e que acometem o comprometimento da função física, apresentando-se na seguinte classificação:
Paraplegia: Perda total das funções motoras dos membros inferiores.
Paraparesia: Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores.
Monoplegia: Perda total das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior).
Monoparesia: Perda parcial das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior).
Tetraplegia: Perda total das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
Tetraparesia: Perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
Hemiplegia: Perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).
Hemiparesia: Perda parcial das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).
Amputação: Perda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro.
Paralisia Cerebral: Lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central, tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não causar deficiência mental.
Deficiência Auditiva
É a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças ou acidente. No passado, costumava-se achar que a surdez era acompanhada por algum tipo de déficit de inteligência.
Entretanto, com a inclusão dos surdos no processo educativo, compreendeu-se que eles, em sua maioria, não tinham a possibilidade de desenvolver a inteligência em virtude dos poucos estímulos que recebiam e que isto era devido à dificuldade de comunicação entre surdos e ouvintes. Porém, o desenvolvimento das diversas línguas de sinais e o trabalho de ensino das línguas orais permitiram aos surdos os meios de desenvolvimento de sua inteligência.
Abaixo a classificação em parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando tipos e níveis:
de 41 a 55 decibéis - surdez moderada;
de 56 a 70 decibéis - surdez acentuada;
de 71 a 90 decibéis - surdez severa;
acima de 91 decibéis - surdez profunda;
anacusia.
Deficiência Visual
Cegueira - há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita (hoje em dia, com computadores modernos, os deficientes visuais podem utilizar programas que fazem a leitura em voz alta);
Baixa visão ou visão subnormal - caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos especiais.
Deficiência Intelectual/Mental
Funcionamento intelectual significativamente inferior á média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
comunicação;
cuidado pessoal;
habilidades sociais;
utilização da comunidade;
saúde e segurança;
habilidades acadêmicas;
lazer;
trabalho.
Vamos fazer um teste? Vamos contratar PcDs para sua empresa.
Existem outros tipos de PcDs, como, por exemplo, as PcDs Múltiplas (que apresentam mais de um tipo de deficiência). Seria ainda mais difícil colocá-las no mercado de trabalho, mas não impossível. Basta acreditar.
Ana Bracarense